sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

O Carnaval 2011 já começou!

Meus amigos sabem que desde quando fui obrigada a descobrir o Carnaval do Rio (2005) que não troco isto por nada. Já dispensei diversos convites de viagem para me entregar ao Momo Carioca, só em 2007 que fui para Casa do BBB- RO, mas isso, conto em outro post carnavalesco.

Cada vez mais pessoas passam o Carnaval no Rio, quando digo isso me refiro ao Carnaval de Rua, dos blocos, das rodas de samba que surgem numa esquina, do descanso no bar bebendo uma cerveja e de um mergulho na praia para refrescar o suadouro da multidão. Não é que os desfiles no Sambódromo seja ruim, mas definitivamente este não é para todos, não é gratuito!

E por ser um evento para todos, tenho a preocupação com a uma determinada “organização” que querem prover em alguns blocos. Não pense que sou contra as políticas de ordem pública. Acho correto coibir os mijões e os ambulantes que teimam em andar nos meios dos blocos com isopor sobre um carrinho, passando por cima do pé das pessoas (quase perdi a unha do dedão por causa disso! rs...). O que temo é a tal BAHIANIZAÇÃO dos blocos, isto é, muitos blocos que estão pensando em adotar o esquema de pagar pelos melhores lugares do bloco ou separação por cordas que acompanham os blocos.

Bloqueata 2010 (19/09- Pç XV)
Foto: Flávia Martins

Se o Carnaval do Rio chegar a esse ponto, certamente voltarei viajar para as cidades da Zona da Mata de Minas, já que lá ainda restam Carnavais de coreto! Por enquanto vou ficando por aqui afinal o meu Carnaval começa hoje!

Agenda do final de semana de alguns blocos e lugares:

- Sexta 18/02 –  Último ensaio dos  Escravos da Mauá – Largo da Prainha às 18h – Praça Mauá (ADORO ESSE BLOCO, O SAMBA TÁ BOM!!)
- Sexta 18/02 – DNA do Samba- Beco do Rato às 21hs – Lapa.
- Sábado 19/02 – Ergobloco – Concentração no Largo da Prainha às 14h – Praça Mauá
- Sábado 19/02 – Banda de Ipanema – Concentração na Rua Gomes Carneiro às 16h – Ipanema
- Sábado 19/02 – Imprensa que eu Gamo – Concentração na Rua Gago Coutinho às 13h – Laranjeiras
- Sábado 19/02 – Spanta Neném – Concentração na ciclovia da Lagoa às 13h – Lagoa
- Domingo 20/02 – Kizomba – Concentração na Praça do Jockey às 17h – baixo Gávea
- Domingo 20/02 – Bagunça o meu Coreto – Concentração na Praça São Salvador às 17h – Laranjeiras


Flávia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário