quarta-feira, 2 de março de 2011

E o Bonde do Mengão sem freio está atropelando tudo!

Ano de 2011. Flamengo faz uma das maiores contratações do futebol brasileiro, contrata simplesmente um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, Ronaldinho Gaúcho. Muita badalação em meio a essa contratação, e com o passar do tempo todo o time fica badalado e ganhando moral jogo após jogo. No último domingo, foi campeão do 1º turno do Campeonato Carioca e com gol da grande estrela do time. Foi um gol bonito, digno de um craque, coisa de quem sabe jogar e faz fácil.
Os torcedores dizem que o Flamengo só está fazendo o que sempre fez, ganhar jogos, lotar estádios e conquistar títulos, mas no primeiro dia de março é lançada a mais nova camisa do time com uma bonita homenagem ao título de 81 e uma outra homenagem merecida a sua torcida, que faz menção a um mosaico que a torcida fez, ou tentou fazer, no título do brasileiro de 2009. 
O Bonde do Senso Comum entrou em campo totalmente sem freio a partir da divulgação da camisa nova. O senso comum diz que o Flamengo fez o que sempre fez ao longo de sua história: VERGONHA.
Na camisa nova, a homenagem feita ao título de 81, foi escrito errado o nome da cidade japonesa, Tóquio. Como vocês podem ver na foto, foi escrito na camisa TOKIO, coisa que não existe no inglês e muito menos no português.

Clique na imagem para vê-la em tamanho bem maior
- Não existe a menor possibilidade de Tóquio ser escrito com “kio”. Se fosse com “kyo” poderiam falar que seria em inglês. Mas “Tokio” está errado. Não existe esta grafia – disse Sérgio Nogueira, que tem mestrado em Língua Portuguesa e é o autor de diversos livros sobre o tema. *
O senso comum caiu dentro e começou a demonstrar comentários em blogs, que flamenguista é tudo analfabeto, bandido etc. Deixo aqui o meu parecer de que não concordo com o senso comum e repudio tal afirmação, até porque minha namorada é uma linda flamenguista (infelizmente), e concordar com o senso comum é uma ignorância.
Mas uma coisa é certa, foi uma ignorância da Olympikus e da diretoria do Flamengo, deixar passar uma camisa escrita desse modo. Mas é isso aí... o Bonde do Mengão sem freio, está sem freio até para a Língua Portuguesa.

* Retirado do blog e coluna "Primeira Mão" do GE.



Como falei muito de Flamengo... Saudações Vascaínas!

Edgar Araujo
  


Um comentário:

  1. O que me consola é o fato de não ter lido reclamações com relação às incontestáveis inscrições – em português – “Campeão do Mundo” e “A maior torcida do mundo faz a diferença”, nem quanto ao respeito às tradições do Clube ou à beleza de ambas as camisas.

    SRN

    ResponderExcluir