segunda-feira, 25 de abril de 2011

Salve São Jorge Guerreiro

Faz quase 15 dias que não atualizamos o blog, e o motivo desse aparente descaso foi o falecimento da minha avó. Admito que fiquei desanimada e por mais que nesse período tivessemos conteúdo para postar, não achei nenhum deles adequado.


A inspiração e força para construção desse post vieram exatamente no dia 23/04, dia do meu Protetor, justamente quando estavamos indo na Igreja de São Jorge em Quintino. Com a máquina fotográfica na bolsa (pronta para registrar mais um almoço em família) seguimos para igreja. Enquanto eu estava na Celebração e queria ficar quieta com meus pensamentos, falei sem pretensão pro Edgar fotografar...


Quando acabou a Celebração e verifiquei as fotos, percebi que aquele momento seria um bom assunto, e por isso aqui estamos!


Para começar nada melhor que um livro.










Este ganhei do meu irmão no meu aniversário de 2008, havia uns 10 dias de lançamento. No livro "São Jorge Arquétipo, Santo e Orixá" a escritora Maria Augusta Machado expõem diferentes vertentes sobre 'São Jorge' cuja suas representações estão entranhadas na nossa sociedade.


Leia a introdução deste livro espetacular pelo link: http://www.ibislibris.com.br/PDF/saojorge.pdf


Aqui no Rio de Janeiro essas diversidades são percebidas nas pessoas e festas que homenageam o Santo Guerreiro, são senhorinhas, sambistas, católicos fervorosos, bebês, patronos de escolas de samba, policiais, umbandistas... uma mistura interessante de se observar.


Confira esses momentos:





































* Fotos por Edgar Araujo

Flávia Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário